O Sistema de orçamento base zero ou OBZ é uma evolução do software de orçamento base zero que desenvolvemos para a Ambev em 2005.
A Ambev é referência quando se trata de gestão de custos e gastos. Ela controla com muito rigor e detalhe o seu orçamento e o sistema atende as estas necessidades. Verificamos que este sistema podia ser usado com estas boas práticas e processos em outras empresas e foi a partir desta ideia que o sistema foi desenvolvido.
Um ponto que agrega muito valor é detalhar ao máximo o orçamento e fazer com que cada conta possua uma memória de cálculo. Isto é muito importante para entender as dispersões entre realizado x orçado. É muito comum o gestor não lembrar a premissa utilizada quando o orçado foi elaborado se temos apenas o valor no centro de custo/conta. Isto acontece, pois normalmente o gestor precisa orçar uma grande quantidade de centros de custo e contas e o orçamento foi elaborado há período de tempo considerável.
O OBZ proporciona memória de cálculo de cada conta e flexibilidade no detalhamento do orçamento.
Uma coisa é termos, por exemplo, o valor consolidado da conta de aluguel de equipamentos de um determinado centro de custo, outra é você ter o orçamento de cada equipamento deste centro de custo. Quando importamos o realizado e houver dispersão, será possível identificar quais equipamentos foram os responsáveis por esta dispersão e prever o gasto futuro com mais precisão.
Nas médias e grandes organizações, a área de planejamento com responsabilidade pela elaboração e acompanhamento do orçamento tem tido os seguintes desafios:
- As previsões orçamentárias utilizam valores médios, não são detalhadas, não permitindo visualização da composição dos números;
- Quando consideram valores médios para os cálculos de salários, encargos e benefícios, os números não são exatos e consequentemente geram diferenças no orçamento final;
- Fazer orçamentos maiores em planilhas, normalmente geram erros, retrabalhos e não raro dados corrompidos;
- As simulações e tendências levam muito tempo e a precisão às vezes não é confiável;
- No acompanhamento, a falta do entendimento dos motivos das dispersões tornam difíceis as correções e projeção dos gastos futuros.
Através desta solução, ajudamos empresas de vários segmentos a cumprir os seus prazos de entrega de orçamento contribuindo para não atrasar projetos, reduzir os custos e gastos, através da elaboração de um orçamento preciso e detalhado, permitindo a geração de indicadores e benchmarkings, simulações de cenários em questão de minutos, justificativa das dispersões de forma que eles possam agir nos pontos críticos de modo a otimizar os resultados.
O sistema possui quatro módulos:
- Receita;
- Gastos e custos de pessoal;
- Outros gastos e custos;
- Investimentos (Capex).
O cliente pode optar por todos os módulos ou escolher quais necessita. Caso o cliente adquira o módulo de pessoal estará adquirindo o OGP com todas as suas funcionalidades.
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