Orçamento Base Zero (OBZ)

O Sistema de orçamento base zero ou OBZ é uma evolução do software de orçamento base zero que desenvolvemos para a Ambev em 2005.

A Ambev é referência quando se trata de gestão de custos e gastos. Ela controla com muito rigor e detalhe o seu orçamento e o sistema atende as estas necessidades. Verificamos que este sistema podia ser usado com estas boas práticas e processos em outras empresas e foi a partir desta ideia que o sistema foi desenvolvido.

Um ponto que agrega muito valor é detalhar ao máximo o orçamento e fazer com que cada conta possua uma memória de cálculo. Isto é muito importante para entender as dispersões entre realizado x orçado. É muito comum o gestor não lembrar a premissa utilizada quando o orçado foi elaborado se temos apenas o valor no centro de custo/conta. Isto acontece, pois normalmente o gestor precisa orçar uma grande quantidade de centros de custo e contas e o orçamento foi elaborado há período de tempo considerável.

O OBZ proporciona memória de cálculo de cada contStatistik Auswertunga e flexibilidade no detalhamento do orçamento.

Uma coisa é termos, por exemplo, o valor consolidado da conta de aluguel de equipamentos de um determinado centro de custo, outra é você ter o orçamento de cada equipamento deste centro de custo. Quando importamos o realizado e houver dispersão, será possível identificar quais equipamentos foram os responsáveis por esta dispersão e prever o gasto futuro com mais precisão.

Nas médias e grandes organizações, a área de planejamento com responsabilidade pela elaboração e acompanhamento do orçamento tem tido os seguintes desafios:

  • As previsões orçamentárias utilizam valores médios, não são detalhadas, não permitindo visualização da composição dos números;
  • Quando consideram valores médios para os cálculos de salários, encargos e benefícios, os números não são exatos e consequentemente geram diferenças no orçamento final;
  • Fazer orçamentos maiores em planilhas, normalmente geram erros, retrabalhos e não raro dados corrompidos;
  • As simulações e tendências levam muito tempo e a precisão às vezes não é confiável;
  • No acompanhamento, a falta do entendimento dos motivos das dispersões tornam difíceis as correções e projeção dos gastos futuros.

Através desta solução, ajudamos empresas de vários segmentos a cumprir os seus prazos de entrega de orçamento contribuindo para não atrasar projetos, reduzir os custos e gastos, através da elaboração de um orçamento preciso e detalhado, permitindo a geração de indicadores e benchmarkings, simulações de cenários em questão de minutos, justificativa das dispersões de forma que eles possam agir nos pontos críticos de modo a otimizar os resultados.

O sistema possui quatro módulos:

  • Receita;
  • Gastos e custos de pessoal;
  • Outros gastos e custos;
  • Investimentos (Capex).

O cliente pode optar por todos os módulos ou escolher quais necessita. Caso o cliente adquira o módulo de pessoal estará adquirindo o OGP com todas as suas funcionalidades.

Clique aqui para fazer o download da apresentação desta solução.